Hepatectomia (operação que retira parte do fígado) - translation to russian
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

Hepatectomia (operação que retira parte do fígado) - translation to russian

Cancro do fígado; Câncer hepático; Câncer no fígado; Doença metastática do fígado

Hepatectomia (operação que retira parte do fígado)      
гепатэктомия (операция по удалению части печени)
cirrose         
DOENÇA CRÔNICA QUE AFETA O FÍGADO
Cirrose; Cirrose do fígado; Fibrose hepática
(мед.) цирроз
cirrose do fígado         
DOENÇA CRÔNICA QUE AFETA O FÍGADO
Cirrose; Cirrose do fígado; Fibrose hepática
цирроз печени

Definition

КАШИАС-ДУ-СУЛ
(Caxias do Sul) , город на юге Бразилии. 268 тыс. жителей (1985). Металлургическая, текстильная, винодельческая, мясоконсервная промышленность. Университет. Основан в 1870 как центр итальянской иммиграции.

Wikipedia

Câncer de fígado

Cancro do fígado (português europeu) ou câncer de fígado (português brasileiro) é o cancro com origem no fígado. O cancro no fígado com origem noutra parte do corpo, denomina-se doença metastática do fígado. As metástases de outros cancros no fígado são mais comuns do que o próprio cancro do fígado. Os sintomas mais comuns de cancro no fígado são um nódulo ou dor no lado direito do corpo por baixo da caixa torácica, inflamação do abdómen, pele amarelada, facilidade em contrair lesões, perda de peso e fraqueza.

A principal causa de cancro no fígado é a cirrose causada por hepatite B, hepatite C ou consumo de álcool. Entre outras possíveis causas estão a aflatoxina, doença hepática gordurosa não alcoólica e parasitas do fígado. Os tipos mais comuns são o hepatocarcinoma (80% dos casos) e o colangiocarcinoma. Os tipos menos comuns incluem a neoplasia cística mucinosa do pâncreas e a neoplasia intraductal papilar do ducto biliar. O diagnóstico pode ser apoiado por análises ao sangue e imagiologia médica e confirmado por biópsia.

Entre as medidas de prevenção estão a vacina contra a hepatite B e o tratamento de pessoas infetadas com hepatite B ou C. O rastreio do cancro está recomendado em pessoas com doença hepática crónica. As opções de tratamento incluem cirurgia, terapia dirigida e radioterapia. Em alguns casos pode ser usada terapia de ablação, terapia de embolização ou transplante de fígado. Os nódulos de pequena dimensão podem simplesmente ser vigiados.

O cancro primário do fígado é o sexto cancro mais frequente em todo o mundo (6% dos casos) e a segunda causa de morte por cancro (9%). In 2012 it occurred in 782,000 people and in 2015 resulted in 810,500 deaths. Em 2013, 263 000 mortes por cancro do fígado tiveram origem em hepatite B, 167 000 em hepatite C e 245 000 em consumo de álcool. A maior prevalência de cancro do fígado está associada às regiões onde as hepatites B e C são comuns, como a Ásia e a África subsariana. A doença é mais comum entre homens do que em mulheres. O diagnóstico é mais frequente entre os 55 e 65 anos de idade. Nos Estados Unidos, a taxa de sobrevivência a cinco anos é de 18%.